segunda-feira, 29 de julho de 2013

SPIKE RELACIONA FILME BRASILEIRO CIDADE DE DEUS ENTRE SEUS PREFERIDOS

Edição: Adilson Gonçalves Fonte: Folha de São Paulo
O brasileiro "Cidade de Deus" faz parte da lista de filmes que o diretor norte-americano Spike Lee recomenda a seus alunos no curso de cinema da New York University.
Lee publicou a lista em sua página no KickStarter, site de financiamento coletivo ao qual recorreu para arrecadar verba para seu próximo filme.
O diretor de "Faça a Coisa Certa" e "Malcolm X" dá aulas na NYU há 15 anos. Num vídeo publicado junto com a lista, ele conta que distribui a relação --batizada de "lista de filmes que eu acho que você deve ver"-- entre os estudantes no primeiro dia de aula.
Um dos filmes nacionais mais festejados fora do país, o longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund (cujo nome em inglês aparece erroneamente grafado na lista de Lee como "City of Gods", "cidade dos deuses", quando o correto é "City of God") integra a relação de quase cem filmes ao lado de clássicos do cinema mundial.
Os diretores mais citados, cada qual com três filmes na lista, são Akira Kurosawa ("Rashomon", "Yojimbo" e "Ran"), Alfred Hitchcock ("Janela Indiscreta", Um Corpo que Cai" e "Intriga Internacional"), Federico Fellini ("A Estrada da Vida", "A Doce Vida" e "8 ½"), John Huston ("O Falcão Maltês", "O Tesouro de Sierra Madre" e "Cidade das Ilusões") e Stanley Kubrick ("Glória Feita de Sangue", "Spartacus" e "Dr. Fantástico").
Incluído em várias enquetes como o melhor filme da história, "Cidadão Kane", de Orson Welles, ficou fora da lista de Spike Lee. O único filme de Welles incluído foi "A Marca da Maldade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário