sexta-feira, 8 de julho de 2011

ABDIAS NASCIMENTO É HOMENAGEADO NA SERRA DA BARRIGA EM 7 JULHO, DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

   

 população e autoridades subiram a Serra da Barriga para
 uma homenagem póstuma ao líder negro,  Abdias Nascimento

A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas participou das atividades na Serra da Barriga, em União dos Palmares, nesta quinta-feira (07), em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Racismo. O evento, organizado pelo Projeto Raízes de África, levou população e autoridades a subir a Serra da Barriga para uma homenagem póstuma ao líder negro, Abdias Nascimento.

Abdias Nascimento: homenageado onde
 suas cinzas serão depositadas dia  de novembro

O reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa colocou a Universidade Estadual de Alagoas à disposição para a programação da Semana da Consciência Negra, em novembro. “Esse ano, pretendo intensificar as atividades na Terra de Zumbi com ações mais concretas para valorização da cultura negra”, disse o reitor aos organizadores.
Jairo Campos aproveitou para cobrar melhorias no acesso à Serra da Barriga. “Em alguns momentos, era impossível subir a pé. “Revezamos caminhadas com o uso de ônibus”, destacou ele.
 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

COMO SEMPRE, QUANDO ESTÃO EM MAIOR NÚMERO, NOVAMENTE SKINHEADS COVARDES AGRIDEM JOVENS NEGROS

Antes os covoardes usavam capuzes,
 agora dão as costas: jamais mostram a cara
SÃO PAULO - A Polícia Civil prendeu na madrugada deste domingo cinco jovens integrantes de um grupo skinhead. Eles foram presos em flagrante quando agrediam quatro pessoas na Rua Vergueiro, Aclimação, região central de São Paulo.
Foram detidos Welker de Oliveira Guerreiro, 19 anos; Guilheme Witiuk Ferreira de Carvalho, 21; Pedro Toledo de Souza, 19; Julio Ramon de Lima, 21 e Kauê Baldon Barreto, 18. Com o grupo foram encontradas facas, uma caneta com ponta de ferro e até um machado. Um dos detidos usava uma camiseta com os dizeres White Pride (Orgulho Branco, em inglês).
As vítimas dizem que estavam sendo agredidas quando viram a aproximação de uma viatura da Polícia Civil que passava pela região. Os policiais perceberam a movimentação e interromperam a agressão.
Em depoimento à polícia, duas das vítimas, um orientador socioeducativo e um estudante, dizem ter sido agredidas porquem eram negros. Elas prestaram queixa por racismo. Os detidos irão responder ainda por tentativa de homicídio e formação de quadrilha.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

EMPRESA SUL AFRICANA HOMENAGEIA 93º ANIVERSÁRIO DE NELSON MANDELA

Mandela: 93 anos no dia 18 de julho
Fonte: Angope
A companhia sul-africana "South African Airways" (SAA) apresentou nesta semana o primeiro avião da sua frota marcada com o logotipo do dia dedicado a Nelson Mandela, 18 de julho, quando ele completa 93 anos.


Em 2009, a ONU decretou o 18 de Julho como o Dia Internacional de Nelson Mandela, em honra à contribuição dada pelo ex-presidente sul-africano à cultura da paz e da liberdade por incentivar as pessoas a se inserirem no serviço de suas comunidades.
O presidente da SAA, Cheryl Carolous informou que 58 aviões da frota empresa o logótipo da jornada "para passar a mensagem ao mundo inteiro sobre a contribuição à herança do nosso pai" Nelson Mandela.

Logotipo da homenagem a
 Mandela estampados nas poltronas das aeronaves

A SAA oferecerá  93 crianças de cidades carentes da África do Sul uma viagem a Joanesburgo, sede da fundação, que leva o nome do ícone da luta anti-apartheid ;ali elas receberão livros, uniformes escolares e outros materiais.
Para o dia 18 de Julho, o público está  sendo conclamado a dar 67 minutos do seu tempo ao trabalho voluntário, em homenagem aos 67 anos que Nelson Mandela consagrou à luta anti -apartheid.

terça-feira, 5 de julho de 2011

CASOS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA SÃO PRATICADOS DE NORTE A SUL DO PAÍS I

Texto: Adilson Gonçalves +
Vários casos de intolerância religiosa foram registrados – ou melhor, noticiados - no Brasil, em três estados – Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas.  Alguns deles –  um no Rio de Janeiro e outor em Manaus -tiveram o desfecho que deveriam ter, com a prisão em flagrante de seus autores, incursos na lei 7716/89 (Lei Caó).  Mas em Pernanbuco e ainda em  Manaus a situação é crítica: Um pai de santo foi retirado de sua casa e assassinado e em Manaus teve o registro do assassinato de  três sacerdotes nos últimos quatro meses e outros estariam marcados para morrer. Nenhum dos casos foi elucidado pela polícia. Os que mataram o religioso em Pernambuco continuam foragidos e, apesar de terem sido identificados, não tiveram seus nomes revelados pela polícia daquele estado.
PEDREIRO É PRESO EM FLAGRANTE, COM BASE NA LEI CAÓ NO RIO DE JANEIRO
Rio - O pedreiro José Constâncio de Lima foi preso na madrugada de domingo, por crime de intolerância religiosa. Preso em flagrante, com base no artigo 20 da Lei 7716/89 (Lei Caó) . Ele está preso na 35ª DP – Campo Grande.  Segundo relatos das vítimas,  há três anos ele aterrorizava os membros da Tenda Espírita Caboclo Flecheiro (Tecaf).
Na noite de sábado, o conflito entre Constâncio e os umbandistas resultou em agressões físicas. Contra ele constavam seis registros de ocorrência realizados por parte dos umbandistas. Em depoimento na delegacia, eles contaram que o problema começou em março de 2008, quando os membros do centro espírita compraram o imóvel localizado na rua Irene Banboxé, em Santíssimo.
 -Este senhor não nos deixava realizar nenhuma festa ou louvação na casa. Além de destruir portões, portas e móveis, ele e seus familiares quebraram várias imagens de santos e orixás. Há três anos que ele nos agredia com xingamentos e insultos. Ele não nos deixava realizar nenhuma festa ou louvação na casa. Além de destruir portões, portas e móveis, ele e seus familiares quebraram várias imagens de santos e orixás. Várias vezes invadiu o imóvel para tentar transformá-lo em igreja. Ele não se conformava com as funções religiosas que aconteciam na casa. Nossa vida virou um verdadeiro inferno. Tivemos muitos prejuízos. Mas agora a justiça foi feita – desabafou  Xavier.
Para o delegado Ricardo Viana a prisão de José Constâncio com base no artigo 20 da Lei 7716/89, já deveria ter acontecido. “Está muito claro que os motivos que levavam José Constâncio a agredir e xingar essas pessoas, e inclusive incentivar que moradores depredassem o imóvel, estão baseados no ódio e na discriminação”, argumenta.
O agressor, que não quis comentar a prisão, continua na carceragem da 35ª DP. O crime por intolerância religiosa é inafiançável e o autor pode pegar de três a cinco anos de detenção.
Entenda o caso:
Agosto de 2008 – o sacerdote de umbanda e líder religioso da Tecaf  Marco Xavier, adquire o imóvel na rua Irene Banboxé, em Santíssimo, para instalar seu centro espírita;
Outubro de 2008 – durante a inauguração do centro espírita, os umbandistas são xingados, agredidos e ameaçados por José Constâncio – inquilino do antigo proprietário. Ele ocupava uma parte do imóvel comprado por Marco. Começam as agressões. É feito o primeiro registro de ocorrência na 35ª DP;
Dezembro de 2008 – vence o prazo para saída de José Constâncio, feito no ato do registro de compra e venda do imóvel. Marco entra com Ação de Despejo contra José Constâncio. Em novo ataque, os membros da TECAF registram nova ocorrência na 35DP, desta vez como intolerância religiosa (artigo 20, Lei 7716/89 - LEI CAÓ)
Janeiro de 2009 – Portões, portas, janelas, imagens e assentamentos de orixás são destruídos por José Constâncio, que passa a colocar uma potente caixa de som, virada para o centro, durante as sessões. Novo registro de ocorrência é feito;
Julho/2009 a Junho/2011 – Seis registros de ocorrência feitos pelos religiosos contra José Constâncio e seus familiares, além de dezenas de aditamentos na 35ª DP. Todos os registros e notificações são muito semelhantes com o primeiro.
26 de Junho de 2011 – José Constâncio de Lima é preso em flagrante pela equipe da 35ª DP.

PAI DE SANTO É RETIRADO DE CASA E ASSASSINADO POR DOIS HOMENS EM PERNAMBUCO

    Recife -  O pai de santo Luís Mário de Brito, de 37 anos, foi assassinado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com o site pe360graus , ele estava com colegas bebendo no quintal de casa, no domingo, quando teriam batido no portão fazendo provocações. Houve uma discussão e ele foi baleado no peito. Brito morreu antes de chegar ao hospital.
O terreiro de candomblé funciona há mais de 20 anos, de acordo com os frequentadores do local.  Os praticantes do crime  primeiro jogaram pedras na casa do pai de santo. Houve discussão e as pessoas foram. Mas o grupo  voltou, desta vez armado.
- Algumas pessoas chegaram na residência do Luiz e começaram a discutir e agredi-lo verbalmente. Ele reagiu. Os dois homens foram embora,  voltaram armados , quando o levaram para fora da casa, junto com o genro dele, Eduardo Bezerra da Silva.  Houve disparos  e quando fomos ver os dois estavam baleados- disse um amigo da vítima, que preferiu não se identificar.
O genro do pai de santo, Eduardo Bezerra da Silva, de 24 anos.  Ele foi baleado na barriga e passou por cirurgia no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. O estado de saúde dele é estável.
O delegado Joaquim Marinósio, de Maria Farinha, disse que identificou as pessoas suspeitas de cometer o crime, mas  até agora ninguém foi preso e os nomes dos acusados ainda não foram revelados.

CASOS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA SÃO PRATICADOS E NORTE A SUL DO PAÍS II

Industriário é preso após invadir terreiro de candomblé em Manaus
     Manaus - O industriário Jeová Brito Rodrigues, 38, foi preso pelo crime de tentativa de homicídio depois de invadir o terreiro de candomblé Cabocla Mariana, na Rua 16, Vale do Sanai, zona norte, na noite de sábado, e ameaçar quem estava no culto com um terçado. O caso foi registrado no 6º Distrito Integrado de Polícia (6º DIP).
O pai de santo Marcelo Abreu dos Reis, 31, disse que Jeová entrou no terreiro bêbado e destratando as pessoas.
- Um dos meus ‘filhos’ pediu para que ele fosse pelo menos vestir uma camisa.  Ele se irritou e as agressões começaram. Ele saiu, pegou um terçado e começou a ameaçar as pessoas-  disse  Marcelo.
 Ele informou ainda que Jeová quebrou uma mureta do terreiro, caiu bateu a cabeça e desmaiou. Foi levado pela Polícia Militar para ser atendido no Serviço de Pronto Atendimento Danilo Correa e depois levado ao 6º DIP. Duas pessoas compareceram a delegacia e prestaram depoimento como vítimas: Janderson Silva dos Santos e Heloísa Souza da Silva.
Em seu depoimento, Jeová disse que estava irritado com os barulhos dos atabaques que eram tocados no terreiro.
- Isso é todo sábado, das 19h até às 2h. Pedi para eles pararem e três homens já vieram me agredindo. Eu estava bêbado”, disse.
 Jeová foi indiciado por tentativa de homicídio e transferido na manhã de domingo para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.

+ O Globo, site pe360graus e D24AM – Manaus e jornal A Crítica